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ESTAMPAS

Arte Finalizamos suas estampas com técnicas especiais para cada tipo de tinta!

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Janeiro 11,2017 240 comments

Fotolitos de Alta Definição

Trabalhamos com arte final e saída de fotolitos de alta definição para serigrafia!

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Janeiro 12,2018 646 comments

Arte Final & Fotolitos!

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Janeiro 24,2018245 comments

ESPECIAL

Quadricromia ou Simulado?

Antes de estampar sua Quadricromia ou Simulado leia nossas dicas!

 

As tintas para policromia, sejam elas das marcas que forem... Dos tipos que forem... Base água, plastisol, UV, vinílica, etc...

E das cores que forem (pra quem ainda não sabe as primárias ciano, magenta e amarelo + o preto).
Tem como coincidência uma importante propriedade comum... São translúcidas (transparentes) e portanto são indicadas para impressões em bases brancas.
Uma experiência simples e usual onde podemos observar essa propriedade é o uso de repique nestas tintas translúcidas (tecnicamente chamadas com o termo Clear, limpo em inglês)...
Estampa-se uma imagem chapada em ciano... Em outra peça imprime a mesma composição com repique e numa terceira com dois repiques... Cada peça fica então com uma tonalidade diferente,
quanto mais repiques mais forte e escuro fica a intensidade do tom. Fato este que não ocorre com as tintas Mix, pois estas são opacas.
A função desta propriedade translúcida da tinta para policromia é o fato de que para criar as cores secundárias e terciárias tem que se misturar as tonalidades primárias nas devidas proporções,
o uso das tintas transparentes é o nosso recurso então para tal feito. Um chapado de 100% magenta tem que ser translúcido pra que possamos em parte ver um outro de 100% amarelo em baixo deste,
formando o vermelho...

A sequência das cores à serem estampadas é normalmente fixa, seguindo a lógica padrão serigráfica de que as cores mais claras são aplicadas anteriormente às mais escuras...
Ficando no modo mais usual o YCMK...Abreviação do inglês Yellow, Cyan, Magenta & Black... As cores primárias amarelo, ciano (um tom azul claro), magenta (algo entre o vermelho e o rosa)
e por último o preto ...
Esta lógica não é fixa, porém é tão usual por basear-se no fato de que na maioria das separações o amarelo, no caso nosso pioneiro tom estampado,
é sempre predominante no tamanho da área impressa... O ciano e o magenta que são as cores com mais contraste e destaque na base branca são então incluídas...
E por último o igualmente importante preto, que nos dará o contraste nas sombras e reforçará os detalhes principalmente de contorno e profundidade na imagem.
Apesar de que as cores primárias igualmente misturadas entre si já geram um tom preto, esta última tela nos enriquece notavelmente o resultado final,
mesmo em policromias feitas com fundo invertido...
A alteração dessa sequência mudaria um pouco o resultado final com certeza...
E pode ser feita experimentalmente em qualquer composição. Para definir se inverteremos a ordem das cores veremos que tudo depende do desenho que será estampado,
este deve ser bastante analisado pelo serígrafo que definirá com sabedoria a sequência mais viável levando em conta a área de cada um dos quatro tons...
e também a predominância cromática destes... Podendo assim realçar um determinado tom colocando ele por último, ou mesmo dando um repique em certo tom...
Sempre o que dita a regra é a singularidade que cada desenho tem como diferencial, depende então da análise da composição do desenho...



Se for estampada a quadricromia utilizando a técnica molhado sobre molhado devemos pensar na hipótese de imprimir as cores com menos área primeiro...

Outra propriedade diferencial das tintas para seleção é que elas são notavelmente menos viscosas, isso para poderem ser utilizadas com telas de menor número de fios,
primando pela qualidade de definição de imagem... Pois podem transpassar os finos pontos na matriz que formam a imagem sem muito esforço...
Sempre vem prontas para o uso, porém as tintas voláteis, devem ser diluídas em solvente próprio quando necessário,
de modo à manter sua viscosidade ideal para manuseio e aplicação.