Mzap Screen

ESTAMPAS

Arte Finalizamos suas estampas com técnicas especiais para cada tipo de tinta!

by Mzap Screen

Janeiro 11,2017 240 comments

Fotolitos de Alta Definição

Trabalhamos com arte final e saída de fotolitos plotados de alta definição para serigrafia!

by Mzap Screen

Janeiro 12,2018 646 comments

Arte Final & Fotolitos!

Mzap Screen

Janeiro 24,2018245 comments

ESPECIAL

SERIGRAFIA E O PRECESSO DE IMPRESSÃO.

Serigrafia, também conhecido como silk-screen ou impressão a tela, é um processo de impressão à base de estêncil na qual a tinta é forçada através de um crivo fino para o substrato abaixo dela.

As telas foram feitas originalmente de seda e, por este motivo, o nome de origem grega – seri (seda) e gráfia (escrever ou desenhar).

A obtenção dos fotolitos da quadricromia é realizada por meio de processo eletrônico (computador) de seleção de cores em equipamentos especiais de impressão.

Para realizar uma impressão em quadricromia, é necessário um conhecimento específico sobre vários aspectos que determinam a qualidade e a possibilidade da reprodução fiel do original. Não basta apenas obter os fotolitos da seleção de cores e simplesmente imprimir, é importante conhecer toda a estrutura e formulação do processo para poder obter resultados concretos e de qualidade. Dessa forma, deve-se analisar os seguintes aspectos:

  • Escolha do original;
  • Seleção de Cores (Fotolitos);
  • Confecção das Matrizes Serigráficas;
  • Preparação das Tintas;
  • Técnicas de Impressão.

 
Com todos esses aspectos definidos e realizados com profissionalismo, a estampa em quadricromia terá a qualidade esperada

Clique aqui e saiba mais.

O processo de impressão

O processo de impressão consiste em vazar a tinta – pela pressão de um rodo  – através da tela previamente preparada. A tela (matriz serigráfica) é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A matriz é gravada pelo processo de fotosensibilidade, onde é preparada com uma emulsão fotosensível e colocada sobre um fotolito e, posteriormente, sobre uma mesa de luz.

Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido. Os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível exposta a luz.

Para cada cor de impressão é utilizada uma matriz, resultando em um impresso com grande densidade de cor, saturação e textura.

As tecnologias da impressão em silk-screen


Veja os detalhes dos pontos, acima!

Serigrafia é uma criatura multifacetada, com muitas maneiras diferentes de fazer uma estampa. Métodos como o CMYK foram amplamente utilizados em estampas, mais todas as estamparias devem ajustar o Processo de ponto e Cor em suas correções de pigmentoscom os dois principais tipos de impressão você logo descobrirá que seus horizontes de impressão em tecidos aumentaram consideravelmente, para processos simulados e policromias!